MEDIAÇÃO EMPRESARIAL NOS CONFLITOS INTRAORGANIZACIONAIS

uma análise para um futuro (im)possível?

  • Marielle Flores Schmitt FADISMA
  • Francisco Ribeiro Lopes ESEADE
Palavras-chave: Brasil. Conflitos. Mediação Intraorganizacional.

Resumo

A presente pesquisa possui a finalidade de analisar a mediação intraorganizacional nas relações empresariais bem como realizar uma reflexão sobre mediação empresarial e suas contribuições em face do conflito. Salienta-se que o método de abordagem utilizado foi o dedutivo e o método procedimental monográfico observando influências e aspectos do problema. Dessa forma, os conflitos intraorganizacionais são aquelas situações conflituosas na parte interna da empresa, tais como questões dos recursos humanos, acionistas, quotista e empresa, questões de sócios, situações entre administradores e empregados, sendo todas essas situações perfeitamente abarcadas pela mediação intraempresarial possuindo um importante mecanismo para resolução dos conflitos empresariais. Assim, no Brasil os conflitos geralmente são dirimidos perante o Poder judiciário pelo método adversarial, ou seja, a cultura das partes serem adversárias, ganhador ou perdedor, sendo que não há espaços para tal postura, visto que existem outras técnicas para pacificação de conflitos, que não são devidamente aproveitadas. Dessa forma, ainda recente em nosso país, a mediação promete cumprir um papel útil e necessário no cenário atual, ou seja, desafogar o Poder judiciário e proporcionar uma nova visão sobre os conflitos existentes em nossa sociedade moderna. Enaltece que a mediação empresarial e a sua aplicabilidade nos conflitos intraorganizacionais têm uma papel fundamental na organização da empresa realizando um importante papel nas questões comerciais. É de extrema relevância mencionar que a presente pesquisa não tem como objetivo sanar o debate técnico sobre o tema supracitado, mas sim corroborar/proporcionar aos interessados uma nova visão sobre os conflitos da sociedade moderna.

Biografia do Autor

Marielle Flores Schmitt, FADISMA

Acadêmica do 6º semestre do curso de Direito de Santa Maria – FADISMA. Integrante da Cátedra de Direitos Humanos sob responsabilidade da professora Dra. Daniela Richter na da Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES

Francisco Ribeiro Lopes, ESEADE

Mestre em Derecho Empresario com orientación em mediación y resolución alternativa de conflitos pelo Instituto Universitario ESEADE; Especialista em Direito Previdenciário pela Escola da Magistratura Federal – ESMAFE/POA; Graduado pela Faculdade de Direito de Santa Maria; Membro do Centro de mediação e Práticas Restaurativas- CEMPRE/FADISMA; Membro da Academia de Letras e Artes Sepeense – ALAS ocupa a cadeira de número 15 – Patrono Carlos Drummond Andrade.

Publicado
28/09/2018