TRIBUNAL DO JÚRI E OPINIÃO POPULAR: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA MIDIATIZAÇÃO E ESPETACULARIZAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL

  • Cristian Reginato Amador FADISMA
  • Hugo Joel Machado Figueiró FADISMA
  • Cristiane Penning Pauli de Menezes FADISMA
Palavras-chave: Mídias. Opinião Popular. Sociedade Informacional. Sociedade do Espetáculo. Tribunal do Júri.

Resumo

O presente estudo possui como escopo a análise do Tribunal do Júri a partir de uma perspectiva midiática, onde examina-se a relação entre mídia e opinião popular através do que Guy Debord chama de Sociedade do Espetáculo. Assim, problematiza-se a seguinte questão: em que medida o processo de midiatização e espetacularização da realidade social interfere nas decisões proferidas pelo Tribunal do Júri? Para tanto, o estudou restou organizado em três momentos. Na primeira seção, analisa-se o que Guy Debord teorizou como sendo a Sociedade do Espetáculo, bem como o que outros autores alegam ser uma midiatização da sociedade em decorrência do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Na segunda seção, o objetivo é trazer uma perspectiva histórica acerca do Tribunal do Júri, evidenciando seus avanços dentro do contexto brasileiro. Por fim, na última seção, o estudo terá o propósito de evidenciar a relação estabelecida entre mídia e tribunal do júri a partir da análise do que Bonavides entende por opinião popular. Para isso, utilizou-se como método de abordagem o método dedutivo e histórico e estruturalista enquanto métodos de procedimentos. Ao final, concluiu-se que o processo de midiatização e espetacularização presente nas instituições sociais obsta a formação de uma opinião popular livre de pressupostos reacionários. Opinião popular se torna um conjunto de manifestações simplistas baseadas em manipulação e sensacionalismo. Esse processo, consequentemente, obsta a legitimação dos veredictos proferidos pelo Conselho de Sentença devido a influência da mídia, bem como a falta de motivação (fundamentação) de cada jurado ao definir seu voto.

Biografia do Autor

Cristian Reginato Amador, FADISMA

Acadêmico do 8 semestre do curso de Direito na Faculdade de Direito de Santa Maria. Mediador e facilitador no Centro de Mediação e Práticas Restaurativas, que possui vínculo ao Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (CEMPRE/NUPPE). Membro Sênior do Núcleo de Estudos em Webcidadania (NEW) da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Membro do Grupo de Pesquisa em DIreitos dos Animais (UFSM).

Hugo Joel Machado Figueiró, FADISMA

Acadêmico do 8 semestre do curso de Direito na Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA).

Cristiane Penning Pauli de Menezes, FADISMA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais - Universidade Feevale, com período de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa. Mestre (2016) pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Especialista (2012) em Direito pela Universidade Franciscana - UFN. Graduada (2014) no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Graduada (2010) pela Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA.

Publicado
11/09/2020