ÂMBITO DE PROTEÇÃO DA LIBERDADE DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO E DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

  • Michael Almeida Di Giacomo Fundação Escola Superior do Ministério Público
Palavras-chave: Âmbito de Proteção. Constituição. Direitos Fundamentais. Liberdade de Expressão. Manifestação do Pensamento.

Resumo

O presente artigo tem por objeto de estudo a análise do direito funtamental à manifestação do pensamento e à liberdade de expressão do indivíduo, previstos no artigo 5º da Constituição da República de 1988, seu âmbito de proteção e suporte fático frente às restrições postas ao livre exercício no âmbito artístico, cultural e científico. Nesse sentido, a fim de ir ao encontro da tutela do discurso, por meio da ação ou omissão do indivíduo, lança-se mão do método empírico na distinção doutrinária entre as referidas liberdades por meio de julgados do Supremo Tribunal Federal e da Suprema Corte dos Estados Unidos. Na organização do texto, tem-se um caminho dedutivo, do geral para o particular. Em breves considerações finais a constatação das dimensões dos respectivos direitos como condição plena na formação e fundamentação dos princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito. O tema insere-se na linha de pesquisa “Constitucionalismo e Concretização de Direitos”.

Biografia do Autor

Michael Almeida Di Giacomo, Fundação Escola Superior do Ministério Público

Advogado. Mestre em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público/RS. Especialista em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus – São Paulo, SP. Coordenador da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, ano de 2015. Pesquisador no grupo de pesquisa: Sociedade da Informação e “Fake Democracy”: os riscos à liberdade de expressão e à democracia constitucional. Grupo de Pesquisas Tutela à Efetivação de Direitos Indisponíveis, Linha: Tutela à Efetivação de Direitos Públicos Incondicionados da FMP/RS. Articulista no site de notícias do jornalista ClaudemirPereira.com.br. 

Publicado
11/09/2020