A MÚSICA DE PROTESTO E O ATIVISMO EM SOCIEDADES COMPLEXAS: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ÁLBUM MUSICAL “PLANETA FOME” DE ELZA SOARES

  • Cristian Reginato Amador FADISMA
  • Cristiane Penning Pauli de Menezes FADISMA
Palavras-chave: Elza Soares. Movimentos sociais. Manifestação cultural. Planeta Fome.

Resumo

Historicamente a sociedade é marcada por discriminações e desigualdades nos mais variados aspectos sociais, seja através da discriminação sexual, racial, étnica, religiosa ou até mesmo classista. Com o advento dos novos movimentos populares, a demanda por uma realidade equitativa tem se apresentado de forma inovadora e reinventada, sendo destacado um grupo de movimentos sociais que utilizam novas formas de reivindicar direitos e expor suas críticas aos sistemas de opressão — enfatizando-se aqui a utilização de músicas e clipes produzidos a partir de pautas sociais. O ramo musical tem sido objeto de manifestação cultural há décadas, tendo atingido um alcance muito maior com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e alcançando novos horizontes. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar o álbum musical “Planeta Fome” de autoria da cantora e compositora Elza Soares, traçando um enlace entre relações de opressão e manifestações culturais na sociedade hodierna, em que se problematiza a seguinte questão: em que medida o disco “Planeta Fome”, da Elza Soares,d reflete a realidade brasileira e serve como modelo no estudo das performances musicais como modo de manifesto? Para isso, utilizou-se como método de abordagem o dedutivo e monográfico enquanto procedimento.

Biografia do Autor

Cristian Reginato Amador, FADISMA

Advogado. Mestrando em Direito (UFSM) e acadêmico do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal (FADISMA). Bacharel em direito (FADISMA). Mediador, facilitador e integrante do Programa de Pesquisa em Justiça Restaurativa (FADISMA). Pesquisador junto ao Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (CEPEDI/UFSM) e do Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE/FADISMA). Contato: [email protected].

Cristiane Penning Pauli de Menezes, FADISMA

Doutora; Mestra em Direito; Especialista em Direito Empresarial; Graduada no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional; Administradora Judicial; Advogada; Conselheira da OAB; Professora de Direito Empresarial FADISMA, UFN e CEISC. Autora da "Nova Redação da Lei de Falência e Recuperação: Comentários Práticos pelo viés do Administrador Judicial" e de outros livros jurídicos pela Juspodivm e pela Rideel.

Publicado
05/01/2023