EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: POSTULADOS DE ENRIQUE LEFF

  • Janaína Soares Schorr Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Daniel Rubens Cenci Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ
  • Isabel Christine Silva De Gregori Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
Palavras-chave: Ambiente. Saber ambiental. Educação. Sustentabilidade

Resumo

A crise ambiental que assola o Planeta não é mais uma situação escondida ou desconhecida, sendo um dos maiores problemas a ser enfrentado neste século. Assim, se faz necessário, com urgência, o debate acerca do tema e a inserção de uma educação voltada à sustentabilidade em todos os âmbitos das ciências, inclusive no ambiente acadêmico e jurídico. Um dos maiores defensores deste diálogo é o professor mexicano Enrique Leff, Doutor em Economia do Desenvolvimento, que busca, através de suas obras, auxiliar no combate à crise ambiental, e que é utilizado, neste ensaio, como referência, a partir de uma metodologia que utiliza o método de abordagem dialético e a pesquisa bibliográfica. As ideias de Leff, como se poderá verificar, se colocadas em prática, poderão melhorar a qualidade do ambiente, favorecendo o bem-estar, modificando, assim, o contexto socioambiental em busca da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Janaína Soares Schorr, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Mestra em Direitos Humanos pela Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ (2016). Professora Substituta do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direitos Humanos, Relações Internacionais e Equidade”, registrado no CNPq e certificado pela UNIJUÍ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Propriedade Intelectual na Contemporaneidade”, registrado no CNPq e certificado pela UFSM. Advogada OAB/RS.

Daniel Rubens Cenci, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ

Pós-doutorando na USACH – Geopolítica Ambiental Latino-americana. Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento; Professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ; Coordenador da Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Meio Ambiente e Novos Direitos; Coordenador do projeto de pesquisa CNPq “O direito ambiental no contexto da sociedade de risco: em busca da justiça ambiental e da sustentabilidade”.

Isabel Christine Silva De Gregori, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul –UNISC (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Direito da Sociobiodiversidade – GPDS”, registrado CNPq e certificado pela UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa “Propriedade Intelectual na Contemporaneidade”, registrado no CNPq e certificado pela UFSM.

Publicado
11/01/2018