GESTÃO FISCAL MUNICIPAL SOB A ÓTICA DA APLICABILIDADE E DA EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA LOCAL

  • Carolina Salbego Lisowski FAPAS
  • Joelma da Silva Machado de França FAPAS
  • Maria Célia Albino da Rocha UFSM
Palavras-chave: Gestão fiscal municipal. Função fiscalizatória. Poder de polícia. Município Santa Maria. Poder Público.

Resumo

No presente trabalho trata-se de uma temática atual e relevante na seara jurídica, em virtude do carecimento de uma proposta frente ao plano de gestão fiscal para o Município de Santa Maria. Nesse contexto, o tema torna-se importante, permitindo-se colaborar para uma efetiva aplicação do exercício do Poder de Polícia na atividade fiscalizatória do município. Logo, verifica-se que este Município necessita de tais providências. Esse trabalho tem o objetivo de analisar de que modo à busca do bem comum, em detrimento do exercício dos direitos individuais que se vale do benefício do interesse público, efetivamente, se dá na legislação e na gestão em Santa Maria. Ainda, utilizou-se o método de abordagem dedutivo e os procedimentos bibliográficos de pesquisa, a fim de verificar as questões pertinentes ao tema em textos teóricos e na legislação constitucional e municipal de Santa Maria. Conforme a Constituição Federal de 1988 é inerente ao município o dever fiscalizatório, na temática do interesse local, impondo sanções, através das prerrogativas de exigibilidade e autoexecutoriedade, por meio de sanções administrativas determinada por lei. No caso do Município de Santa Maria, foi demonstrado que não se aplicam formas sancionatórias satisfatórias, a fim de perfectibilizar esse instrumento da função fiscalizatória. Ademais, percebeu-se que a função de disciplinar, quando se trata da política da demanda existente, possui um viés especial, e ainda carece da ação plena inerente ao poder público que deve intervir através de normas efetivamente regulamentadoras em conformidade com a gestão eficaz no tratamento da atividade preventiva da polícia administrativa.

Biografia do Autor

Carolina Salbego Lisowski, FAPAS

Doutora em Letras, área de concentração Estudos lingüísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Conceito Capes 5) Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM,  Mestre em Estudos Linguísticos pela mesma universidade, com bolsa CAPES, especialista em Direito Público pela ESMAFE/UCS, graduada em Direito pelo Centro Universitário Franciscano (2011) e graduada em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2008). Pesquisadora vinculada ao Corpus - Laboratório de Fontes de Estudo de Linguagem (UFSM), Coordenadora do curso de Direito da Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS, professora da área de Direito Público junto à FAPAS.

Joelma da Silva Machado de França, FAPAS

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, graduada em Direito – FAPAS- Faculdade Palotina de Santa Maria.

Maria Célia Albino da Rocha, UFSM

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, especialista em Direito Penal e Processo Penal pelo Centro Universitário de Araras “Dr, Edmundo Ulson” e especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Direito Professor Damásio de Jesus.

Publicado
26/10/2018