A LEI VERSUS A REALIDADE FÁTICA: A (IN)COMPATIBILIDADE LEGAL DA ACUMULAÇÃO DOS ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE – UM CONFRONTO ENTRE A NORMA E A PROTEÇÃO DA SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR

  • Cristian Rogério dos Santos Faculdade Palotina – FAPAS
  • Kelen Venturini Anversa Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA
  • Nathália Facco Rocha Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
Palavras-chave: Trabalhador. Cumulação. Insalubridade. Periculosidade. Jurisprudência.

Resumo

O presente artigo busca compreender os critérios que norteiam a concessão ou não dos adicionais de insalubridade e periculosidade, cumulativamente. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e analisados normativos referentes ao assunto. Com o passar dos tempos, as necessidades dos trabalhadores foram mudando, principalmente no contexto pós-Revolução Industrial, quando houve maior preocupação com os trabalhadores. Diante disso, ocorreram mudanças em relação aos direitos e garantias dos trabalhadores, cujo suporte legal chega ao ápice com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e com a Constituição Federal de 1988. Porém, o assunto de cumulação dos adicionais de insalubridade/periculosidade ainda se faz passível de discussão, já que a norma infraconstitucional serve como motivação para inúmeras decisões sobre o assunto. Por isso, se mostra imprescindível uma análise jurisprudencial acerca da temática, para que se possa compreender o porquê de ainda não existir uma uniformização das decisões referentes ao assunto. A pesquisa teve como escopo, nesse contexto, demonstrar que o direito vem se adequando à realidade de cada sociedade, e por isso, ao existir desacordo, atingisse diretamente a vida de inúmeros trabalhadores, acarretando insegurança jurídica, bem como desproteção com relação à vida e à saúde do trabalhador. A área de concentração do trabalho é Cidadania, Políticas Públicas e Diálogo entre Culturas Jurídicas e é enquadrado na linha de pesquisa Constitucionalismo e Concretização de Direitos e Cidadania, uma vez que trata das normas que atuam diretamente na vida e na saúde do trabalhador exposto a ambientes insalubres e periculosos.

Biografia do Autor

Cristian Rogério dos Santos, Faculdade Palotina – FAPAS

Pós-graduando em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Palotina – FAPAS. Bacharel em Direito pela Faculdade Palotina – FAPAS. Advogado.

Kelen Venturini Anversa, Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA

Pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Faculdade Palotina – FAPAS. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA. Advogada.

Nathália Facco Rocha, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Mestranda em Direito pela UFSM. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA. Advogada.

Publicado
11/01/2016