EDUCAÇÃO CIDADÃ NA CULTURA DA MEDIAÇÃO JUNTO AOS CONFLITOS NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

  • Mauro José Gaglietti FAE Centro Universitário
Palavras-chave: consumo; conflitos; mediação; educação para o consumo

Resumo

Examinam-se as particularidades dos conflitos de consumo como pontos de apoio à ampliação de processos educativos visando à cidadania. Busca-se, assim, o envolvimento dos sujeitos protagonistas do conflito entre fornecedores e compradores por intermédio da cultura da mediação como metodologia de tratamento pedagógico dos conflitos. Para tanto, a pesquisa qualitativa faz uso da observação participante, do estudo da legislação e de autores clássicos que investigam a sociedade de consumo, as singularidades dos conflitos consumeristas e os elementos potenciais que podem servir para aperfeiçoar as relações sociais. Tais dimensões podem servir de subsídios culturais para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação para o consumo como direito humano fundamental.

Biografia do Autor

Mauro José Gaglietti, FAE Centro Universitário

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2005);  Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998);Professor Adjunto Nível I do Faculdades João Paulo II. Professor de Mediação, Comunicação e Relacionamentos Humano e Profissional no Curso de Pós Graduação e 
( MBA em RH ) da FAE Centro Universitário.

Publicado
25/10/2018