(DES)ENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

a qualidade do ensino superior consolidada na pesquisa e no uso de tecnologias

  • Fábio Rijo Duarte UFSM
Palavras-chave: Ensino superior. Evolução. Pesquisa. Tecnologia.

Resumo

Neste estudo procura-se evidenciar a necessidade de trabalhos em conjunto para uma evolução, neste caso, da Educação Superior. Essas tarefas devem ser produzidas por todos os atores envolvidos no ensino, deste os gestores, passando principalmente pelos professores e interagindo necessariamente com os estudantes desse nível de ensino. A visão que se pretende mostrar é de que todos estão interligados em um todo e esse todo holístico é inexorável da evolução, tanto no contexto educacional local, como na vida global devido às tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, inclusive alinhado ao Ensino a Distância. Alertando o cuidado e a reflexão indispensáveis sobre esses avanços quando não há a orientação correta ou quando facilitados em demasia, causando um “esvaziamento cerebral” em respostas prontas e sem fundamentação. Devido a prospecção de novas tecnologias e evolução este trabalho se insere na linha de pesquisa Multiculturalismo e Transnacionalização do Direito. Abarca uma metodologia de procedimento dedutiva e de abordagem de pesquisa bibliográfica, busca-se mostrar e concluir, modestamente, que esse crescimento deve estar inserido tanto na responsabilidade de cada um, mas também na pesquisa, um dos alicerces da educação.

Biografia do Autor

Fábio Rijo Duarte, UFSM

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA);Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Facinter; Licenciatura Plena pelo Programa Especial de Graduação e Formação de Professores para o Ensino Profissional e Técnico pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Docente do Curso de Ciências Contábeis e do Curso de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria.

Publicado
28/09/2018