A ILUSÓRIA BUSCA POR UMA VERDADE REAL NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO

  • Flávia Alassia Sangoi FADISMA
  • Henrique Guimarães de Azevedo FADISMA
Palavras-chave: Sistemas Processuais. Verdade. Processo Penal.

Resumo

O presente estudo tem como temática central a questão da verdade processual, com enfoque no estudo dos sistemas processuais penais e no princípio da busca da verdade, em relação às decisões proferidas pelos magistrados ao final de um processo criminal. O objetivo é investigar a existência ou não de uma verdade a ser buscada e efetivamente alcançada no processo penal brasileiro, levando-se em consideração a adoção do sistema acusatório pelo ordenamento jurídico pátrio. Os processos analíticos basearam-se na descrição dos sistemas processuais penais, na elucidação da questão da verdade no processo penal e na análise do lugar da verdade no processo penal brasileiro, a partir do estudo proposto por Salah H. Khaled Jr. (2013). A busca por uma verdade como finalidade do processo penal deve ser abandonada para que o processo seja visualizado como uma reconstrução dos fatos e não a elucidação de uma verdade. A perseguição por culpados a todo e qualquer custo cega àquele que avalia e valora as provas produzidas durante a instrução probatória. Acreditar na busca por uma verdade como atividade fim de um processo criminal atribui ao magistrado poderes sobre-humanos, ao mesmo tempo, alegar a inexistência de alguma “verdade” no bojo de um processo criminal levaria a crer que os julgamentos são realizados com base em mentiras. Dessa forma, entende-se que deve ser relativizada a valoração dos meios de prova, pelo magistrado, a fim de evitar condenações injustas ao final do processo criminal.

Biografia do Autor

Flávia Alassia Sangoi, FADISMA

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria/RS – FADISMA. Pós-Graduanda em Ciências Criminais pela PUC Minas. Advogada inscrita na OAB/RS sob o nº 107.464.

Henrique Guimarães de Azevedo, FADISMA

Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra (Portugal). Especialista em Direito da Economia da Empresa pela FGV e Especialista em Economia Empresarial pela UCAM. Defensor Público Federal. Professor da disciplina de Direito Penal na Faculdade de Direito de Santa Maria/RS – FADISMA.

Publicado
28/09/2018