VIDEOGAMES E CRIMINALIZAÇÃO CULTURAL: ENSAIO SOBRE A (IN)DEPENDÊNCIA ENTRE JOGOS VIOLENTOS E AGRESSIVIDADE
Resumo
Atualmente tem-se verificado gradual crescimento das pesquisas referentes à relação de causa e efeito entre a utilização de games e o desencadeamento da agressividade. Todavia, tais vetores não tem se confimado na prática, uma vez que não existem provas de que os games podem provocar agressividade ou violência. Dito de outra forma, não há uma conexão entre games e violência. Nessa perspectiva, o tema do presente artigo é o estudo sobre a criminalização cultural dos videogames. O objeto de análise do trabalho é a verificação da existência ou não de uma correlação entre os games e o desencadeamento da violência. O método de abordagem será o dedutivo, adotando-se como procedimento o bibliográfico. Destarte, em primeiro, propõe, o presente artigo, uma leitura sobre as ondas de pânico moral, com a finalidade de investigar as hipóteses de deflagração da criminalização dos videogames para, ao depois, analisar-se a questão da criminalização simbólica das formas de cultura, cujo objetivo é perquirir porque a instituição de novos tipos penais não resolve os problemas de violência do cotidiano.