A IMIGRAÇÃO COMO ÚNICA OPÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

  • Roberta Gabriela Sucolotti de Andrade Uniritter
  • Cristiane Feldmann Dutra Unilasalle
Palavras-chave: Imigração. Direitos Humanos. Direito Internacional.

Resumo

O deslocamento de grandes contingentes de indivíduos de um pais para o outro sempre existiu, embora, nos últimos anos, tenha se intensificado por motivos sociais e políticos. Este artigo demonstra, em uma perspectiva inicialmente geral, a motivação da imigração com enfoque na busca por trabalho. A partir da compreensão da motivação, busca-se a análise das diversas normativas internacionais e nacionais que protegem os imigrantes na seara social e trabalhista. Nesse âmbito, o artigo pretende analisar o fenômeno das imigrações regulares e a preservação dos direitos, envolvendo uma metodologia de estudo de casos, com o procedimento metodológico através de revisões bibliográficas, jurisprudenciais, normas jurídicas e consulta em sítios eletrônicos.

Biografia do Autor

Roberta Gabriela Sucolotti de Andrade, Uniritter

Pós-graduada em direito e processo do trabalho na Uniritter, Graduada em Direito na Faculdade Escola Superior do Ministério Público (FMP), pesquisadora.

Cristiane Feldmann Dutra, Unilasalle

Doutoranda em Educação na instituição Unilasalle. Mestre em Direito, com ênfase em Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis- Laureate International Universities. Especialista em Direito e Processo do Civil na Faculdade do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho na Faculdade do Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC). Especialista em Metodologia e Educação a distância, na Anhanguera- São Paulo\Valinhos. Possui Graduação em Direito na Universidade Luterana do Brasil. Membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFRGS. Pesquisadora do MIPESUL. Pesquisadora do grupo Diálogos culturais transfronteiriços: pluralismo e direitos humanos na UNILASALE. Professora em Direito do Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha (CESUCA). Professora de Pós-Graduação em Direito nas Instituições UNIRITTER, IMED e IDC\ FAMERCO. Integrante da gestão 2018-2020 da Sociedad Latinoamericana de Estudios Interculturales (SoLEI), representando o Brasil.

Publicado
26/10/2018