A RELEVÃNCIA DOS DIREITOS NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS NO PROCESSO INCLUSIVO

  • Lisete Maria Massulini Pigatto FADISMA
Palavras-chave: Direito. Cidadania. Inclusão.

Resumo

O artigo discute a relevância dos direitos na formação da cidadania dos alunos no processo inclusivo. Reporta o seu olhar ao trabalho, realizado como um estudo de caso com o método de projetos. Pelo acesso a informação respeitam a diversidade, minimizando o preconceito e a exclusão. No legado referencial destaca a importância da ética no trabalho realizado com a Educação Fiscal no combate a corrupção. Assim, questiona-se a formação cidadã na escola em forma de projetos vem ajudando a emponderar os alunos com os conhecimentos dos seus direitos? O método de abordagem utilizado foi a análise dialética e a pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender a sua evolução. Com base nas leituras realizadas, percebe-se o espaço escolar como um lugar adequado para realizar este trabalho. Por se tratar de um espaço público favorável a inserção dos alunos no âmbito político, econômico, educacional, esportivo e funcional favorecendo à cidadania. Nesse sentido prima-se pelo respeito e o reconhecimento da diferença, pela melhoria nas políticas públicas no combate a exclusão. Pois o dilema da exclusão social é consequência da falta de preparo educacional, do desemprego, da fome e da miséria, que permeiam as relações na sociedade.

Biografia do Autor

Lisete Maria Massulini Pigatto, FADISMA

Bacharel em Direito (2017) pela Faculdade de Direito de Santa Maria RS. Possui Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Escola Superior de Guerra (1993), Especialização em Pensamento Político Brasileiro, UFSM (1993), Especialização em AEE, UFC (2014); Especialização em Governança Tributária e Empresarial, FADISMA (2017 - 2018); Pós-Graduação em Gerencia de Produção, UFSM (1996), PG Educação Infantil, UCB (2004), PG Psicopedagogia Institucional, UCB (2005), PG Gestão Educacional, UFSM (2010), PG Psicanalise Clínica, FCSF (2009); Maestria en Ciências de la Educación - Universidad del Norte (2007) Doutorado em Ciencias da Educação - Universidad Tecnologica Intercontinental (2008). Atua como Professora de Educadora Especial na Rede Estadual e Municipal de Educação na Cidade de Santa Maria RS.

Publicado
11/12/2019