A RELEVÃNCIA DOS DIREITOS NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA DOS ALUNOS NO PROCESSO INCLUSIVO
Resumo
O artigo discute a relevância dos direitos na formação da cidadania dos alunos no processo inclusivo. Reporta o seu olhar ao trabalho, realizado como um estudo de caso com o método de projetos. Pelo acesso a informação respeitam a diversidade, minimizando o preconceito e a exclusão. No legado referencial destaca a importância da ética no trabalho realizado com a Educação Fiscal no combate a corrupção. Assim, questiona-se a formação cidadã na escola em forma de projetos vem ajudando a emponderar os alunos com os conhecimentos dos seus direitos? O método de abordagem utilizado foi a análise dialética e a pesquisa bibliográfica com o objetivo de compreender a sua evolução. Com base nas leituras realizadas, percebe-se o espaço escolar como um lugar adequado para realizar este trabalho. Por se tratar de um espaço público favorável a inserção dos alunos no âmbito político, econômico, educacional, esportivo e funcional favorecendo à cidadania. Nesse sentido prima-se pelo respeito e o reconhecimento da diferença, pela melhoria nas políticas públicas no combate a exclusão. Pois o dilema da exclusão social é consequência da falta de preparo educacional, do desemprego, da fome e da miséria, que permeiam as relações na sociedade.