A RELEVÂNCIA DAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DE PAULO FREIRE PARA O ENSINO JURÍDICO NA ATUALIDADE

  • Janete Correia Vargas UFN
  • José Henrique Pires Locateli FADISMA
  • Lucas Ribeiro Locateli FADISMA
Palavras-chave: Aprendizagem. Paulo Freire. Pedagogias.

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão acerca do pensamento pedagógico de Paulo Freire e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem a partir das pedagogias desenvolvidas por ele. Além disso, se fez necessário alguns esclarecimentos acerca do que compreendemos por aprendizagem e construímos interlocuções com base em Zanella (2004) e Gallo (2012). Este artigo foi construído com base em pesquisa bibliográfica, utilizou-se de um método dedutivo de abordagem para melhor compreensão do trabalho. O trabalho é relevante porque fornece subsídios para ponderarmos o contexto educacional com base no pensamento freireano, o qual se mostra cada vez mais pertinente para o modelo atual de educação, com isso, o tema se encontra na linha de pesquisa “Constitucionalismo e Concretização de Direitos”.

Biografia do Autor

Janete Correia Vargas, UFN

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana - UFN. Especialista em Linguagem e Representação: ênfase em Linguística pelo Centro Universitário Franciscano e professora de Literatura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, na Escola Estadual Professora Maria Rocha, em Santa Maria - RS.

José Henrique Pires Locateli, FADISMA

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Graduado em Formação de Oficiais pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman); Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pelo Centro de Ensino Superior de Catalão  (Sesuc); Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens pela Universidade Franciscana (UFN); Auditor Fiscal do Trabalho; Docente do Curso de Direito; Docente em regime de trabalho horista na disciplina de Direito do Trabalho.

Lucas Ribeiro Locateli, FADISMA

Aluno do 10º semestre do Curso de Direito da FADISMA.

Publicado
12/12/2019